sábado, 24 de maio de 2014

Como sobreviver longe de casa

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar com vocês hoje sobre como aprendi a me virar desde quando cheguei em Dublin.

A minha primeira semana aqui eu fiquei hospedada na casa de uma família irlandesa. Um casal de idosos super fofos.
No preço que paguei estava incluso café da manhã e jantar. Mas a Mary (dona da casa) todo dia fazia um lanchinho para eu levar e comer na rua. O lanchinho era: um sanduiche, uma garrafa de água, uma fruta e um chocolate.
Me falem se não era uma fofa!

Nessa semana eu tinha que arrumar um apartamento para me mudar.
A procura foi intensa. Todo dia indo visitar algum apartamento, e claro que acabava me perdendo na cidade. Um caminho super simples, eu demorava 30minutos a mais para fazer, pois sempre tinha aquele tempo de me achar de volta ao caminho certo. hahaha

Com 2 dias para minha acomodação na casa de família acabar, eu achei uma vaga num apartamento ótimo, bem no centro na região do Temple Bar (área de barzinhos), 2 quartos para dividir com mais 3 meninas (duas meninas por quarto).
Mudança feita e começaram a vir as responsabilidades de gente grande. Compra no supermercado, pagamento de aluguel e contas e a procura de emprego.

Vamos por partes:
Compra no supermercado: por mais besta que possa parecer, foi bem dificil entrar no mercado e pensar... ''ok, não tenho nada em casa, então por onde devo começar?''. (Vale lembrar aqui que eu não falava inglês para sair comprando tudo e também não tinha tanto dinheiro assim). Foi ai que decidi fazer uma macarronada.
Ai tem uma foto da minha primeira compra. hahaha  Super orgulhosa!


Mas como não podia ser diferente... comprei errado o molho!! Eram tomates inteiros dentro da lata com apenas um pouco de molho. Mas tudo bem, aprendi que não posso comprar esse molho de novo.
As primeiras compras eram bem complicadas, exigiam bastante, pois eu não falava nada em inglês. Foram muitas compras frustadas e comidas estranhas. hahaha  Mas fui melhorando aos poucos.
Ahh!!  Uma das coisas que demorei bastante para achar, e só achei porque perguntei para uma amiga, foi sabonete em barra. Aqui eles usam o sabonete líquido, e eu não gosto. Quando meu estoque de sabonetes que trouxe do Brasil estava acabando, tive que dar o braço a torcer e assumir que não sabia onde comprar o bendito sabonete. hahahaha  

Aluguel e contas: O pagamento do aluguel aqui é mensal como já estamos acostumados, mas uma coisa diferente, é que na hora de alugar, ao invés de fiador, você tem que pagar 1 mês a mais de aluguel (que eles chamam de depósito) para o caso de quebra de contrato, ou para quando você sair e tiver quebrado algo o dono do apartamento pode descontar desse dinheiro.
Mas como é mais fácil alugar somente uma vaga no apartamento e não um AP completo, o depósito você dará a pessoa que você ficará na vaga, e quando for sua vez de sair da casa você fará a mesma coisa. Mas a desvantagem é que o dono do apartamento dificilmente saberá se as pessoas que assinaram o contrato realmente estão morando lá. O que nos dá uma certa vulnerabilidade.
Contas normais aqui são: energia (a cada dois meses em torno de 50 euros) e internet que varia entre 10 e 15 euros mensais.

Emprego: É quando a ficha cai que o inglês intermediário das escolas no Brasil, não passa de um básico (beeem básico). Que aquele emprego na sua área de atuação no Brasil está mais longe do que você imaginava (claro que existem as exceções).
Meu primeiro emprego aqui foi de babá e por indicação de uma amiga, com 2 meses que eu estava aqui.
Desde então só não trabalhei de babá por 6 meses (e uns 6 meses ao todo que fiquei desempregada) que foi quando arrumei um emprego como garçonete num hotel.

Enganasse quem fala que ser babá é um emprego fácil. Já passei por cada uma que parece mentira (contarei num próximo post).

Atualmente moro num apartamento de 1 quarto com meu marido, minhas compras no mercado são beeem melhores e ainda trabalho como babá (numa situação muito melhor).


Bom pessoal, por hoje é só!

Descobri que não consigo falar pouco. hahaha  Deve ser porque sou muito detalhista, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.

Espero que vocês tenham gostado!

Nos veremos em breve de novo.  ;)

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário